Todos nós sabemos que o planejamento pode travar a gente diante da página em branco, ficando sem ter ideia de por onde devemos começar. Para muitos, essa situação pode causar ansiedade ou até mesmo o famoso bloqueio criativo. No entanto, é importante lembrar que o planejamento é um trabalho de curadoria que não envolve apenas pesquisa, mas também exige que sejamos muito curiosos.
A curiosidade nos leva a questionar, a explorar novas ideias e a procurar soluções inovadoras. A criatividade, por outro lado, nos permite pensar fora da caixa e abordar problemas de maneiras únicas. Com a combinação dessas duas atitudes, será muito mais fácil conectar os pontos no processo de pesquisa e desenvolver um plano que seja tanto eficaz quanto inovador.
Quando falo sobre curiosidade, falo de observar tudo, comportamento de consumo, tendências, pesquisas de mercado entre outros. Se manter curioso, vai ativar sua criatividade.
O primeiro e mais importante passo no processo de planejamento é identificar os OBJETIVOS DA EMPRESA para o ano atual e para os próximos cinco ou dez anos. Esses objetivos servirão como o norte de todas as suas decisões estratégicas. Eles devem ser claros, mensuráveis e, acima de tudo, alinhados com a missão e a visão da empresa.
Uma vez que você esteja familiarizado com cada um dos objetivos, a seguinte pergunta deve ser respondida: Temos um plano de marketing que direciona ações para alcançar esses objetivos? Esta é uma pergunta fundamental, pois sem um plano de marketing bem definido, seus esforços podem acabar sendo ineficazes, trazendo resultados que não fazem diferença para o negócio.
A resposta a essa pergunta irá determinar os próximos passos do seu plano de marketing digital. Se a resposta for negativa, será necessário realizar algumas conversas para alinhar as expectativas, ou mesmo adiar algumas atividades para se concentrar em obter as informações necessárias para desenvolver um plano digital mais eficiente.
É importante lembrar que um plano de marketing digital eficaz não é algo que possa ser criado da noite para o dia. Ele requer tempo, esforço e uma compreensão profunda dos objetivos da empresa. Além disso, deve ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças e desafios que inevitavelmente surgirão ao longo do caminho.
Atualmente o que não falta é opinião e guru ensinando o que fazer no mundo digital. No entanto, são opiniões que funcionam para a estratégia de quem está falando. Seja questionador! Se pergunte antes: SERÁ QUE ISSO PODE FUNCIONAR PARA OS OBJETIVOS DO MEU NEGÓCIO?
Um plano baseado apenas nas melhores práticas do mercado pode não ser adequado para o momento atual da sua empresa. As empresas estão em diferentes níveis de maturidade digital e, sem um mínimo de aprofundamento, a marca não avançará de forma sustentável.
Portanto, é crucial garantir que a estratégia digital esteja alinhada com os objetivos da empresa. Ao fazer isso, você terá um plano de marketing digital eficiente e que realmente irá atender às necessidades da sua empresa e ajudará a alcançar seus objetivos.
Finalmente, lembre-se de que planejamento estratégico é um processo contínuo. Ele deve ser revisitado e ajustado regularmente para garantir que a empresa avance em seu nível de maturidade, lançando mão de novos movimentos e ações que não fazia antes.
Como estão seus planos para o trimestre, semestre ou próximo ano? Podemos te ajudar a organizar os próximos passos da sua marca. Envie uma mensagem para gente no formulário abaixo ou acesse nosso próximos conteúdo que fala sobre fontes de informação bacanas para usar no seu plano. Nada de trabalhar às cegas! Todas as suas decisões precisam ser baseadas em dados ;)