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Decisões Estratégicas de Marketing: A Importância dos Dados no Planejamento Digital

Escrito por Juliana Diniz | 20 de Agosto de 2024 17h4min45s Z

Como você toma suas decisões estratégicas de marketing? Esta é uma pergunta que pode parecer simples e óbvia. No entanto, para muitos, a resposta é baseada no que ACHAMOS que precisa ser feito ou no que todo mundo está fazendo. Mas você já parou para se questionar se as ações que são comuns a todos são realmente o que a sua marca precisa no momento?

Essa prática é muito mais comum do que podemos imaginar. Não adianta apenas estar atualizado com as últimas tendências do mercado e o que há de mais recente em tecnologia. É crucial garantir que sua marca esteja pronta para adotar essas novidades.

Organize sua estrutura de captação de dados para deixar de tomar decisões estratégicas com base em intuição. É possível fazer isso através de ferramentas gratuitas.

O primeiro passo que você precisa dar é entender qual o nível de maturidade digital da sua marca. No entanto, é importante ressaltar que você só conseguirá ter esse diagnóstico se, de fato, colocar as mãos nos dados e fizer um processo de imersão nos números. Isso permitirá que você compreenda os pontos mais críticos dos seus resultados e decida o que é estratégico melhorar ou que é viável adotar de novo.

O mercado digital tem se tornado extremamente complexo e cheio de diferentes frentes de trabalho. Cada uma dessas frentes tem objetivos específicos. Por isso, é essencial priorizar as ações de acordo com a urgência e a importância que cada uma tem para o seu negócio.

Uma maneira eficaz de organizar essa análise é avaliar os canais de maneira isolada. Isso permitirá que você defina estratégias específicas para cada um. Sempre claro, pensando de forma macro, para que cada canal responda corretamente aos desafios de marketing.

 O olhar individual não deve impedir a visão integrada da estratégia. Cada canal atende a objetivos específicos na sua estratégia

A seguir, alguns exemplos de dados que não podem ficar de fora da sua análise:

  • Redes sociais - Visão geral dos principais KPIs, como alcance, engajamento e audiência
  • Google - Análise de SEO, Google Meu Negócio e o que as pessoas estão perguntando sobre a sua marca ou o termo principal do seu negócio
  • Bases de E-mail - Taxas de entrega, abertura e cliques
  • E-commerce - KPIs de Negócio e Conversão
  • Benchmark dos Concorrentes
  • E o que mais estiver a seu alcance de Imprensa, Mídia Offline e outros pontos de contato com clientes

Organizar essas informações em um único documento te dará uma visão 360 graus do desempenho da sua marca no ambiente digital. Diante dessa necessidade do mercado, desenvolvemos uma ferramenta de diagnóstico de maturidade digital que pode ser extremamente útil nesse processo de diagnóstico.