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Processo de Pesquisa em Planejamento: Por onde começar

O planejamento é um processo cuidadosamente orquestrado que começa com uma imersão profunda no negócio do cliente. É neste ponto que começamos a compreender completamente a marca, seus objetivos, seus desafios e suas aspirações.

Uma vez que temos uma compreensão sólida, o próximo passo é a pesquisa. Esta é uma etapa crucial que permite identificar oportunidades no mercado que possam ajudar a sanar dores e a suprir as necessidades da marca.

Você pode seguir os mesmos passos para sua marca. Quando se trata de pesquisa, a chave é fazer as perguntas certas. São essas perguntas que vão guiar a direção e o foco da sua pesquisa, permitindo que você identifique as fontes mais relevantes que deve considerar para obter as respostas que procura.

Faça perguntas certasA curiosidade com bom questionamento certamente levará você a ter boas ideias para seu planejamento.

Seria maravilhoso se existisse uma fórmula pronta, mas infelizmente não é assim que funciona. O mais importante neste momento é consultar fontes com credibilidade e que sejam respeitadas no mercado. Assim, você pode embasar suas ideias em dados e tendências confiáveis, garantindo que suas decisões sejam respaldadas por elas, saindo do campo da opinião.

Cada mercado e cada marca têm necessidades específicas e, portanto, vão requerer diferentes fontes de pesquisa e tendências. Por exemplo, os mercados B2B e B2C vão consumir dados de fontes completamente diferentes, pois seus comportamentos são distintos.

Confira 5 fontes de pesquisa muito relevantes para um planejamento:

  1. WGSN - Grande apontador de tendências. Muito relevante para o mercado de varejo e moda. Possuem papers excelentes sobre comportamento de consumo, possuindo materiais globais e nacionais. 
  2. Consumoteca - Aqui você vai encontrar dados de consumo e comportamento no Brasil. Excelente fonte de consulta para o mercado de varejo.
  3. VML Insights - Excelente fonte para tendências de comportamento e consumo. 
  4. Mckinsey - Ótimos estudos de comportamento de consumo e mercado.
  5. Delloite - Quando se fala de tendências do mercado por indústria, esse é o lugar. Aqui você vai encontrar dados relevantes para mercados específicos.

Além do cenário externo do mercado, talvez você precise de dados do mercado digital. Para essa perspectiva, temos uma nova lista que pode fornecer insights valiosos para a tomada de decisão.

Confira então minha lista de top 5 sites para buscar insights sobre o mercado digital:

  1. GWI - Excelente fonte para ver comportamento de uso da internet por país, por geração e por segmento de mercado. 
  2. Planoly - boa  fonte para assuntos relacionados a redes sociais. tem bastante material para download
  3. Sprout Social - também excelente para pesquisas relacionadas à influência e redes sociais
  4. Statista - Números de plataforms, mercado e indústrias. Aqui é dado na veia :)
  5. Youpix - Muito material rico sobre a creator economy.

A lista é interminável, e foi difícil selecionar apenas 10, já que minha barra de favoritos é enorme! A boa notícia é que a cada novo planejamento, suas pesquisas vão levar você a novas fontes, tão maravilhosas quanto as que já tem.

TendênciasLance mão das inteligências artificiais para melhorar sua produtividade durante o processo de planejamento, lembrando que o poder de decisão e a criatividade são exclusivamente seus.

E para fechar, não posso deixar de citar as inteligências artificiais. Tenho usado muito as inteligências para fazer brainstorming e também para selecionar fontes com mais rapidez. 

Este processo de curadoria pode ser muito facilitado pelas inteligências artificiais, desde que, claro, você faça perguntas boas. Prompts de planejamento podem ser assunto para um próximo post!