O planejamento é um processo cuidadosamente orquestrado que começa com uma imersão profunda no negócio do cliente. É neste ponto que começamos a compreender completamente a marca, seus objetivos, seus desafios e suas aspirações.
Uma vez que temos uma compreensão sólida, o próximo passo é a pesquisa. Esta é uma etapa crucial que permite identificar oportunidades no mercado que possam ajudar a sanar dores e a suprir as necessidades da marca.
Você pode seguir os mesmos passos para sua marca. Quando se trata de pesquisa, a chave é fazer as perguntas certas. São essas perguntas que vão guiar a direção e o foco da sua pesquisa, permitindo que você identifique as fontes mais relevantes que deve considerar para obter as respostas que procura.
Seria maravilhoso se existisse uma fórmula pronta, mas infelizmente não é assim que funciona. O mais importante neste momento é consultar fontes com credibilidade e que sejam respeitadas no mercado. Assim, você pode embasar suas ideias em dados e tendências confiáveis, garantindo que suas decisões sejam respaldadas por elas, saindo do campo da opinião.
Cada mercado e cada marca têm necessidades específicas e, portanto, vão requerer diferentes fontes de pesquisa e tendências. Por exemplo, os mercados B2B e B2C vão consumir dados de fontes completamente diferentes, pois seus comportamentos são distintos.
Confira 5 fontes de pesquisa muito relevantes para um planejamento:
Além do cenário externo do mercado, talvez você precise de dados do mercado digital. Para essa perspectiva, temos uma nova lista que pode fornecer insights valiosos para a tomada de decisão.
Confira então minha lista de top 5 sites para buscar insights sobre o mercado digital:
A lista é interminável, e foi difícil selecionar apenas 10, já que minha barra de favoritos é enorme! A boa notícia é que a cada novo planejamento, suas pesquisas vão levar você a novas fontes, tão maravilhosas quanto as que já tem.
E para fechar, não posso deixar de citar as inteligências artificiais. Tenho usado muito as inteligências para fazer brainstorming e também para selecionar fontes com mais rapidez.
Este processo de curadoria pode ser muito facilitado pelas inteligências artificiais, desde que, claro, você faça perguntas boas. Prompts de planejamento podem ser assunto para um próximo post!