Imagine acordar um dia e descobrir que a principal fonte de comunicação com seus clientes foi bloqueada. Essa é a realidade que muitas empresas enfrentaram com o bloqueio do X (mais carinhosamente conhecido como Twitter) no Brasil.
Esse foi um alerta importante para marcas e profissionais de marketing digital: Nunca delegue seus ativos de valor a terceiros.
Nesse caso o ativo de valor é a audiência que você passou anos construindo com muito investimento de tempo e dinheiro. Ela é seu pote de ouro!
Já os terceiros vem representados pelas plataformas de redes sociais que como diretriz de segurança, não compartilha dados pessoais de seus usuários.
Lição número 1: Não somos donos das nossas audiências nas plataformas sociais.
Seus seguidores e fãs, só farão parte de uma base proprietária quando de fato se cadastrarem por vontade própria para se relacionar com a sua marca. Enquanto isso não acontecer, os dados deles sãio de propriedade das plataformas sociais.
Somando a este fato, vemos que cada nicho de negócios tem canais sociais mais e menos relevantes para a estratégia. Por exemplo: Negócios B2B tendem a concentrar sua comunicação no LinkedIn, o mercado de moda no Instagram e assim por diante.
Lição número 2: Não devemos colocar todos os ovos em uma mesma cesta.
Temos então dois desafios importantes a considerar em nossas estratégias digitais:
Ao implementar essas estratégias, você estará preparado para qualquer imprevisto e poderá continuar crescendo mesmo dentro desse cenário instável que o ambiente digital apresenta.
Vamos agora a exemplos práticos de como responder a esses desafios?
As redes sociais são canais de extrema importância para o processo de descoberta, geração de desejo e relacionamento. Invista em uma presença digital multiplataforma para diversificar seus canais de comunicação. Além das redes sociais populares, considere:
Como falamos no início desse post, uma das maiores vulnerabilidades reveladas por este incidente é a dependência de plataformas de terceiros para manter contato com o público. Aqui, a importância da construção e nutrição das listas de e-mail se torna evidente.
Veja abaixo exemplos de ações que podem ser criadas para essa captura:
Depois que sua infraestrutura de comunicação e fluxo de produção de conteúdo estiver organizado e sendo publicado, será determinante sua marca se relacionar com a base de dados que está sendo construída. Afinal de nada adianta captar e-mails e telefones e não fazer nenhuma comunicação cadenciada com eles.
É preciso planejar estratégias de engajamento dessa base e é nesse momento que o CRM (Customer Relationship Management) pode se unir ao marketing.
Vamos conhecer então 5 passos importantes para estruturar sua frente de CRM:
Dados organizados e enriquecidos serão a chave para estratégias mais maduras e personalizadas. Criar ações de nutrição que permitam a criação de grupos por comportamento e preferências
Nesse outro artigo aqui do Marketing com Propósito, trazemos os principais benefícios o CRM para uma estratégia digital e também mostramos como uma agência digital pode te ajudar no processo de implementação.
O bloqueio do X no Brasil serve como um lembrete poderoso da importância de uma estratégia digital diversificada e resiliente. Ao combinar presença multiplataforma com uma forte estratégia de e-mail marketing e CRM, as marcas podem não apenas sobreviver, mas prosperar em face de mudanças imprevistas no cenário digital.
Lembre-se: a chave para o sucesso a longo prazo é construir relacionamentos diretos e significativos com seu público, independentemente da plataforma.